Próximas Apresentações e Cursos

Próximos workshops :
- 16 e 17 de março: 2ª Mostra de Dança Movimenta Sesi Minas

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES de DANÇA DE BRINQUEDO:

São Paulo:
- 23 de março: Sesc Itaquera às 15:30hs
- 24 de março: Sesc Santo Amaro às 16:00hs

domingo, 24 de março de 2013

A Cia Mário Nascimento faz 15 ANOS

Criada em São Paulo em 1998 pelo coreógrafo Mário Nascimento e pelo compositor Fábio Cardia, a Cia. MN estreou seu primeiro trabalho, “Escapada”, no Centro Cultural São Paulo, no contexto do projeto “Brasil/Portugal – 500 Anos do Descobrimento”, a convite do curador Marcos Bragato. Pelo trabalho, Nascimento ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor coreógrafo naquele ano. “Escapada” foi levado em turnée para a Alemanha, com apresentações em Hamburgo, na Bienal de Essen e em Colônia, no Zeigen Tanztheater, com crítica favorável em jornais importantes, como o Morgen Post e o Bergedorfer Zeitung.
Dois anos depois, no projeto “O Masculino na Dança”, o Centro Cultural São Paulo apresentou o espetáculo “Trovador”, também dirigido por Mário. No elenco, o bailarino e percussionista pernambucano Kiko Ribeiro e o músico paulista Renato Gimenes. “Trovador” foi apresentado em diversas capitais do País, com boa acolhida do público e da crítica.

Em 2002 a Cia. MN transferiu-se para Belo Horizonte, MG. A partir de então, sua intensa atividade permitiu-lhe não só manter um fluxo constante de novos espetáculos, pelo menos uma estréia por ano, como também consolidar e desenvolver sua linguagem e estilo, à medida em que foi incorporando experiências e agregando artistas, como Rosa Antuña, há dez anos na companhia.

Ao longo dos anos, a companhia desenvolveu, senão uma filosofia, um modo de ser, que tem como pilares de sustentação o trabalho e a disciplina indispensável para que seus integrantes cumpram a estafante rotina de treinamento sem perder o sentido de entrega e paixão pela arte, no duro cotidiano do estúdio, transpirando.

Mário Nascimento, como coreógrafo, trabalha com uma linguagem muito específica, que vem desenvolvendo há mais de vinte anos, que se materializa e se renova a cada apresentação de sua companhia. É uma linguagem que, basicamente, incorpora recursos das artes cênicas, poesia, música, canto e voz, e também da dança de rua, do teatro físico e das artes marciais, sustentada pelas conexões entre música e dança.

Em 2012, através do Palco Giratório do SESC, a Cia. MN levou a todas as regiões do País os espetáculos “ESCAPADA” e “FALADORES”, com ótima acolhida do público e da crítica. Foram cerca de 70 apresentações, além das oficinas, em 31 cidades, em 20 Estados brasileiros.

Patrocinada pela PETROBRAS desde 2008, a Cia. Mário Nascimento celebra, em abril, seus 15 anos de fundação com a estréia de “NÔMADE”, em Belo Horizonte para, em seguida, levar o espetáculo em tournée nacional.

foto: Léo Drumond
Nômade - estréia nacional : 4 a 7 de ABRIL em Belo Horizonte
3 a 5 de MAIO em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário